fbpx

3 meses atrás Sem comentários

“Se a responsabilidade em um sistema não for reconhecida, pode surgir uma chamada simbiose disfuncional. A simbiose é uma forma natural de relacionamento em que as pessoas estão ligadas por um propósito compartilhado que proporciona uma vantagem comunitária. No entanto, uma simbiose disfuncional pode ser prejudicial para os próprios interesses e / ou os do …

A simbiose como um distúrbio substancial no sistema de responsabilidade Leia mais »

3 meses atrás Sem comentários

“Quaisquer aspectos das experiências passadas podem ser relevantes para os Estados do Ego criados a partir delas. As experiências na origem dos Estados do Ego devem ser concebidas como experiências relacionais humanas plenas e, portanto, as várias perspectivas relativas às experiências relacionais humanas se aplicam a elas. Isso é importante para os Estados do Ego, …

O registro da experiência original do passado nos Estados do Ego Leia mais »

4 meses atrás Sem comentários

“Filtro de Carícias: No processo de decidir sobre um Script, o Pequeno Professor de cada pessoa cria um filtro de Carícias. Ele permite que as Carícias se encaixem e suportem um Script. Assim, o filtro é um mecanismo de Desqualificação e mantém o Quadro de Referência da pessoa (Schiff et al., 1975). Como o Script …

Como funciona o filtro de carícias Leia mais »

4 meses atrás Sem comentários

“Existem seis mecanismos alternativos para transmissão de Transações Ulteriores por meio de mensagens e ações verbais. Estes seis são: 1. Pressuposições: uma declaração ou uma pergunta, muitas vezes pressupostos elaborados que são transmitidos pela mensagem que está atrás do conteúdo.  2. Situação: A situação é definida pela pessoa e influenciada pelo ambiente físico (no qual …

Como as mensagens ulteriores são transmitidas Leia mais »

As três “fomes” nos relacionamentos
4 meses atrás Sem comentários

“As fomes por estímulo, estrutura e relacionamento (reconhecimento) estão entrelaçadas, interativas e interdependentes. Eles formam a base para uma teoria de motivação na Análise Transacional. Essas três fomes funcionam como um sistema motivacional dinâmico. A satisfação ou insatisfação de uma das fomes afeta sistemicamente as outras duas, satisfazendo ou potencializando os déficits em uma ou …

As três “fomes” nos relacionamentos Leia mais »

4 meses atrás Sem comentários

“A educação radical é uma ferramenta potente para a mudança social e política. Ele desenvolve ainda mais o modelo progressivo por meio de uma visão de mudança real na maneira como as pessoas se relacionam na aprendizagem e na sociedade como um todo. O “problema” a ser abordado é sempre visto como um gatilho para …

O papel do educador na formação em Análise Transacional Leia mais »

Como o terapeuta pode fazer bom uso da sua experiência
4 meses atrás Sem comentários

“Um aspecto da relação terapêutica que pode levar a potenciais desigualdades é o poder da experiência. Com todos os demais vetores de poder tendendo a favorecer o terapeuta, a experiência do terapeuta pode tender a predominar e a se tornar o ponto de referência, porém é traduzida e sutilmente comunicada dentro do modelo terapêutico. Quando …

Como o terapeuta pode fazer bom uso da sua experiência Leia mais »

4 meses atrás Sem comentários

“Existem quatro maneiras básicas pelas quais as pessoas respondem à falta de amor. Uma resposta é alcançar uma resolução saudável para seu desejo de amor incondicional. Elas aceitam as limitações humanas de seus pais e abandonam sua hostilidade. Essas pessoas são capazes de dar a si mesmas afirmações adequadas, de aceitar amor e oferecer amor …

Respostas à falta de amor Leia mais »

4 meses atrás Sem comentários

“Uma carícia deve ser um poema de amor. Às vezes breve e tímida ou clara e expressa com liberdade. Uma palavra ou um longo parágrafo, mas sempre do fundo do coração, sempre auspiciosa e sincera. Mesmo se for um carinho em ação, sem palavras ou contato físico, a carícia funciona porque é um ato de …

Não vamos privar as pessoas do nosso amor Leia mais »

4 meses atrás Sem comentários

“Os Jogos Psicológicos fazem muito para reforçar a constância no Quadro de Referência (Schiff et al., 1975), isto é, a capacidade de manter através do tempo as mesmas crenças e sentimentos sobre si mesmo, sobre as outras pessoas e sobre a situação da vida. Ao considerar as razões para o Jogo, é necessário compreender o …

O papel do Quadro de Referência Leia mais »

Rolar para cima