Home › Fóruns › Degustação – Filosofia da Constelação Familiar › Interdependência
- Este tópico contém 2 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 3 mêses atrás por
Paula Melo.
-
AutorPosts
-
1 de julho de 2020 às 20:12 #1544
Essa animação é excelente para observarmos como funcionam os sistemas: sempre que um membro faz algo, isso tem um impacto em todos os demais.
+522 de julho de 2020 às 19:18 #1822sim, acredito que a liberdade total não existe.. sempre dependemos de outras pessoas em quaisquer circunstancias…tudo está interligado. No filme fica claro que a ambição de um elemento destruiu a todos e a ele proprio, pq a caixa não chegaria em suas mãos de novo. E desta forma a interdependencia é um fato.
+121 de outubro de 2020 às 10:58 #3052Muito interessante o vídeo.
Observei que, no início, eram só as figuras humanas que se moviam sempre buscando o equilíbrio da plataforma então, quando um deles se movia em uma direção, todos os outros se reorganizavam para o equilíbrio.
Em um segundo momento, um dos homens engatou seu anzol em algo (a caixa de música) e o trouxe para dentro do sistema modificando o equilíbrio anterior.
A caixa então passa a ser um objeto de desejo de todos os participantes, que agora perdem o foco do equilíbrio da plataforma e direcionam sua energia para obter o objeto para si. Uma disputa é travada e o desequilíbrio é instaurado.
Até que um dos participantes se apodera totalmente do objeto sentando sobre ele e assim não mais permitindo o acesso dos outros participantes. Ele se foca em eliminar os, agora, adversários. Após eliminar um a um, restam apenas ele e o seu objeto de desejo, então ele percebe que para manter o equilíbrio da plataforma, ou seja, para que ele possa sobreviver, precisará abrir mão do desejo de possuir o objeto para si, e dar um lugar a ele de elemento equilibrador, um contrapeso, para lembrá-lo da potência do que vive dentro dele e o levou a todas as ações anteriores. Assim, a caixa e seu conteúdo representam simbolicamente o conteúdo inconsciente que o homem trouxe para o sistema e ao qual todos se conectaram e se emaranharam desequilibrando o sistema (a plataforma e sua relação com as partes). Mas, a homeostase sistêmica sempre se estabelece e o elemento desequilibrador, no final, se torna o único contrapeso equilibrador possível.
Achei sensacional!
+1 -
AutorPosts
- Você precisa estar logado para responder a este tópico.