fbpx

Como as mensagens ulteriores são transmitidas

“Existem seis mecanismos alternativos para transmissão de Transações Ulteriores por meio de mensagens e ações verbais. Estes seis são:
1. Pressuposições: uma declaração ou uma pergunta, muitas vezes pressupostos elaborados que são transmitidos pela mensagem que está atrás do conteúdo. 
2. Situação: A situação é definida pela pessoa e influenciada pelo ambiente físico (no qual a mensagem ocorre), o ambiente social (quem mais está presente), o relacionamento e a sua dinâmica (como os participantes estão relacionados). 
3. Contexto histórico: o contexto histórico é a história do relacionamento, a história de situações comunicativas semelhantes (o que aconteceu em outros casos) e a história do momento (cada mensagem é uma reação a uma ação anterior ou a uma mensagem anterior). 
4. Metalinguagem ou comunicação por referências: a metalinguagem é descrita como uma comunicação que é consequência de regras sociais que nos obrigam a desempenhar papéis ou nos proíbem de expressar nossa opinião sincera ou de ter discussões abertas sobre muitas coisas. É a comunicação que usa alusões ou referências ao invés de nomear os termos utilizados. 
5. Ações: as ações podem potencialmente transmitir mensagens que podem ser um substituto para a comunicação verbal. As mensagens transmitidas por ação representam um canal de comunicação independente. 
6. Não Ação (Desqualificação): não se pode fazer nada porque “não fazer nada” também é uma ação. Mesmo que alguém não esteja fazendo nada, ele ou ela está ficando, esperando, dormindo, e assim por diante. Não pode não se comunicar”.
 
(Texto do analisa transacional Attila Vandra no artigo Mechanisms for Transmission of Ulterior Transactions. TAJ,  Vol. 39, No. 1, January 2009. Tradução de Maku de Almeida)
0

Deixe uma resposta

Rolar para cima