fbpx

Uma conexão da Análise Transacional com a Neurociência

“O que nós ganhamos ao conectar Análise Transacional com neurociência? Como nós descrevemos, Análise Transacional ganha uma nova perspectiva para o conceito de Catexia Desatada. A descrição neurocientífica do sistema padrão reflete o funcionamento da catexia desatada pensado por Berne. De acordo com evidências neurocientíficas sobre as funções do sistema padrão, nós levantamos a hipótese de que fenômenos clínicos baseados na catexia desatada podem ser baseados na atividade do sistema padrão.

Nossa ideia é que catexia desatada representa um elemento comum entre conceitos da Análise Transacional tais como Estados do Ego, Script, Disfarces e Jogos. Neste sentido, a descrição do sistema padrão contribui para enfatizar e focar a atenção sobre a teoria de energia de Berne. Conceitos da Análise Transacional podem ser vistos como um meio de revelar diferentes padrões de energia (catexia)”.

(Texto dos analistas transacionais Irene Messina e Marco Sambin, A Teoria sobre catexia de Berne e suas ligações com a neurociência moderna, TAJ, vol. 45, n. 1, pg. 48-58 – 2015. Imagem: freepick)

+1
avatar

Deixe uma resposta

Rolar para cima